Desanimado?

Rev. Cláudio Antônio

O desânimo é algo passageiro, por isso requer uma atitude certa. Homens como Elias, João Batista e outros passaram por isso, mas não permaneceram nesse estado.

Quando estou desanimado eu procuro ver tudo da ótica de Deus, independente de quão sombrias possam ser as coisas por um determinado tempo. Há sempre razões para ter esperança (At.27.20-25). Devemos procurar evitar remoer os problemas. Em vez de concentrar nos problemas, devemos focar nas possíveis soluções (Nm.14.8-9).

Podemos reagir ao desânimo de duas maneiras: podemos culpar os outros ou descobrirmos as oportunidades que os problemas nos apresentam. Nada acontece por acaso, não é por coincidência e nem algo pessoal, tudo pode ter um bom resultado, dependendo da atitude que tomamos quanto às soluções de Deus apresentadas pela Sua Palavra, que de antemão afirma que tudo coopera para o bem independente de pessoas e circunstâncias a favor ou contrárias (Rm.8.28).

Na verdade, para Deus tudo tem uma razão de ser. O escritor de Hebreus, no capítulo 11, apresenta uma lista extraordinária que não se esgota lá, para nos incentivar ao enfrentamento dos problemas do desânimo. A fé é atitude que agrada a Deus, pois ela não foca em circunstâncias, sentimentos, pessoas, mas nas promessas de Deus (Hb.11.11). Elas são as nuvens de testemunhas que devem ser imitadas, não como pessoas perfeitas, mas porque elas focaram na pessoa certa, em Deus. Os problemas são estimulantes para o amadurecimento, para o maior conhecimento de Deus, para glorificar a Deus, para sermos consolados por Deus, para produzir perseverança em nós, dentre outros. Sempre há algo bom e pedagogo em cada problema em nossa vida.