Igreja Presbiteriana de Guarabira adota medidas de prevenção contra coronavirus; confira a nota oficial
As medidas são emergenciais
Por Joseilton Gomes (Ikeda), atualizada em 19/03
Há um caos sendo gerado no mundo por causa de um novo vírus. E diante da pandemia causada pelo coronavírus (Covid 19), a Igreja Presbiteriana do Brasil publicou algumas orientações aos seus pastores. E a Igreja Presbiteriana de Guarabira (IPG), em ofício de 19 de março de 2020, assinado pelo Conselho da IPG, torna público algumas medidas de prevenção contra o coronavirus, que serão adotadas em respeito aos membros e congregados da IPG, bem como à população em geral, pela preservação da saúde pública.
Veja o que muda em relação aos cultos e reuniões da IPG. O Conselho também orienta aos que estão inseridos nos grupos de risco, que permaneçam em suas residências, e assegura a devida assistência aos irmãos. São medidas de proteção. Confira:
COMUNICADO OFICIAL DO CONSELHO
Ofício 2020/006
Guarabira, 19/03/2020
Amados irmãos;
A Igreja Presbiteriana de Guarabira, juntamente com suas congregações, vem por meio deste comunicado manifestar-se acerca de suas atividades no período de isolamento proposto pelas autoridades públicas para conter o avanço do COVID-19, também seguindo as orientações dos Concílios de nossa igreja, nos termos que se seguem.
Considerando, o risco para a saúde pública de reuniões com a presença de diversas pessoas, que podem estar contaminados sem que saibam, assim como o risco de contribuir de alguma forma, mesmo sem intenção, para a proliferação deste vírus que tem como um dos seus aspectos mais alarmantes a sua alta taxa de transmissão, resolvemos:
01 – Suspender até segunda ordem todas as nossas reuniões presenciais, incluindo os Cultos Solenes no dia do Senhor;
02 – A liderança Igreja orientará os irmãos para a realização de cultos domésticos, durante as semanas que permanecerem juntas em quarentena, na esperança, inclusive, que o Senhor utilize desse momento para fortalecer essa prática tão benéfica para a vida das famílias;
03 – Convocar toda a igreja, mesmo em suas residências, a continuar orando ao Senhor por toda esta situação, em especial no dia de 22 de Março, no qual nossa denominação está conclamamos um dia de oração e jejum em todo território nacional;
04 – Orientar no sentido que as ofertas e os dízimos necessários para o sustento das atividades e compromissos missionários e ministeriais, sejam feitos mediante depósito ou transferência bancárias. Seguem os dados bancários necessários para estas operações:
Igreja Presbiteriana de Guarabira – Banco: Santander – Agência: 4186 – CC: 13001742-9
Outrossim, é que estamos trabalhando a possibilidade de usar as redes sociais, a internet para a transmissão da mensagem do Senhor, na hora do Culto para que mesmo em casa os irmãos sejam edificados como uma família da fé.
No mais, rogamos ao Senhor que continue sustentando seu povo no meio desta situação centro que ele é o nosso refúgio e fortaleza, ainda que os montem se estremeçam e se abale o seio nos mares (Sl 46.1-2). Agimos com prudência, e amor ao próximo, mas a nossa fé está no Senhor que está nos céus e tudo faz conforme sua boa vontade (Sl 115.3). É ele que guarda as nossas casas (Sl 127.1-2). Permaneçam firmes e inabaláveis no Senhor!
Conselho da Igreja Presbiteriana de Guarabira
Pb Jofre Garcia Luna
Secretário do Conselho
O Conselho da IPG convoca os irmãos, sobretudo os que se colocaram na escala de oração, a orarem e jejuarem. Já a IPB propõe duas datas para o Dia Nacional de Jejum e Oração: 22 de março e 19 de maio.