Leis espirituais – Nm 20.10-12

Rev. Cláudio Antônio

As más reações podem causar consequências irreversíveis se agirmos de acordo com nossas emoções e não conforme a Palavra de Deus. Vejamos o caso de Moisés:

Primeiro: Moisés agiu tempestivamente às oposições e murmurações do povo, levando-o a desobediência a Deus (v.10). Em vez de falar a rocha, ele a feriu. Não importa se a nossa atitude for sincera, se ela é contrária a vontade de Deus.

Segundo: Moisés agiu de acordo com a situação anterior “feriu a rocha”. Nem sempre o que deu certo no passado, dará certo na situação presente. Se bem que as águas saíram da rocha, mas os meios não justificam os fins. O que ele deveria fazer era obedecer, e não fazer a sua maneira de outrora. Às vezes pensamos que Deus trabalha sempre da mesma maneira. Assim pensaram João e Tiago querendo derramar fogo na aldeia samaritana por não ter recebido Jesus. E eles evocaram a atitude de Elias por base para a atitude deles (2Rs.1.9-16; Lc.9.51-54). Nem tudo que dá certo é certo!

Terceiro: Devemos ter cuidado com a presunção. O orgulho ferido pode nos levar a acharmos que somos melhores que os outros. Com isto Moisés comprometeu a sua obediência a Deus e foi desastroso. Às vezes requeremos recepção dos outros por acharmos que somos fies a Deus, e aí julgamos individualmente os outros (v.10). A espiritualidade se evidencia pela obediência, e não requerendo direitos da nossa posição.

Quarto: Devemos obedecer e confiar em qualquer situação. Moisés não fez isso. Ele foi motivado pela ira e assim desobedeceu, mesmo que tivesse motivo sincero. Devemos nos submeter a Deus para terminar o que Deus nos comissionou (v.12).

A consequência da atitude de Moisés foi desastrosa, Deus não lhe permitiu entrar na terra, mesmo que suplicasse a Deus. Devemos ter cuidado em nossas “reações sinceras”, pois elas podem estar na via contrária a de Deus.