Na crise, mostre responsabilidade

Rev. Cláudio Antônio

Os momentos no Jardim do Getsêmani foram avassaladores e angustiantes. A alma de Jesus estava profundamente angustiada e atribulada (Mc 14.33). Ele gritou por ajuda, e seu suor tornou-se como que de sangue (Lc 22.44). Enquanto Ele enfrentava esse seu momento de terrível necessidade, não teve companhia, nesta hora, dos seus discípulos, que estavam indiferentes à situação, dormiram por duas vezes. Eles não faziam ideia de quanto àquela noite seria delicada para Jesus. No entanto, ao invés de suplicar as orações deles pelas suas angústias, Ele os encorajou a que orassem pela própria vida deles (Mc 14.38). Jesus demonstrou tremendo altruísmo e compaixão por eles e lhes deu a direção a seguir. Ele queria a proteção deles de qualquer tentação.

Seu senso de responsabilidade e sua preocupação com eles foram mais fortes do que sua preocupação com a cruz. A hora marcada com seu destino não obscureceu seu amor e preocupação com a fraca e sonolenta companhia (os discípulos). No Jardim, Ele nos mostrou que a nossa responsabilidade deve estar acima de qualquer interesse e sentimento pessoal.

A responsabilidade é de todos. Todos devem ter igual cuidado uns dos outros (1Co 12.25). Não podemos nos escusar de ajudar aos outros, sob pretexto que temos problemas ou estando passando aflição. Devemos levar as cargas dos outros, compreendendo as falhas e ajudando-os a se levantar (Gl 6.1,2). Ombros que carregam as responsabilidades não têm tempo e espaço para ficarem amuados. Ninguém pode colocar os seus próprios interesses acima da responsabilidade atribuída por Deus.