Organize-se ou agonize-se 1 Co .1-40

Rev. Cláudio Antônio

Precisamos organizar nossa vida e a vida da Igreja, em meio à confusão. Os coríntios estavam abusando de seus dons e passaram a chamar mais atenção sobre si mesmos do que sobre Cristo. É preciso que se reverta isto, tanto individualmente como membro do corpo de Cristo, como também coletivamente. A ordem bíblica até nas reuniões é a organização, fazendo tudo com inteira decência e ordem, e não pelos sentidos, porque o espírito do profeta é sujeito ao profeta. O que Paulo nos ensina neste texto (1Co 14.1-40) a respeito de organização:

Identificar e focar as grandes prioridades (v.1). Os coríntios estavam superestimando dons em detrimento de outros. Paulo nos ensina que o amor deve estar acima dos dons (1Co 13.1-2). Os coríntios colocavam as emoções acima de qualquer organização.

Praticar tudo em benefício do bem comum e não do particular (vv. 2-12). Muitos, hoje, evidenciam o dom de língua que não traz nenhum proveito coletivo (1Co 14.19,23) e o que é pior, o uso indevido é proibido por Deus.

Comunicar com nitidez, clareza (vv. 7,8). É preciso se fazer entender claramente para não haver distorção e nem falta de conhecimento, porque muitos erram por falta de conhecimento (Mt 22.29; Jo 5.39). Muitos preferem desobedecer em nome do sentir-se bem. Por isso se ajuntam para pior e não para melhor (1Co 11.17).

Procurar ver as coisas com a visão dos de fora (vv. 23-25). Os coríntios não se importavam com o que poderiam acarretar aos outros e o que eles poderiam dize. Bem diferente da ótica de Jesus que procurou saber dos discípulos o que o povo percebia quem ele era (Mt 16.13-17).

Organizar atividades simplesmente acrescenta valores aos outros (vv. 26-33). Exatamente por isso que Paulo estabeleceu para que houvesse mutualidade na edificação, como também decência e ordem.

Com a organização tudo terá o seu tempo no tempo certo (v.40).